domingo, 14 de setembro de 2008

Esta é a oposição boliviana

QUAL A RAZÃO DO CONFLITO ?
A região oriental boliviana, aquela que faz fronteira com o Brasil, sempre foi uma região de pouca ocupação demográfica. Há muito tempo tornou-se presa foi presa de grupo ligados ao narcotráfico, e, também, à famílias que se apoderaram de milhares de hectares de terras públicas, sem respeitar direito algum, pois pois formavam, sempre, parte de governos, ditatoriais (ADN do general Hugo Banzer) e democráticos (de Paz Estenssoro e Gonzalo Sánchez de Lozada), bem como de governos nascidos de esquerda, mas que fizeram acordos com ambos, como o Movimento de Izquierda Revolucionario (MIR) de Jaime Paz Zamora.


O QUE ACONTECEU COM O GOVERNO DE EVO MORALES?
Essas famílias foram jogadas para fora do poder, com a chegada de Evo Morales ao governo. Como a nova Constituicao proposta pelo MAS, a propriedade da terra fica limitada. Também se ameaça grupos familiares que não tem como explicar como se tornaram donos de tantas terras. Em função disso, eles se agruparam e elegeram governadores em Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija, para continuar controlando a região.
Poderosos economicamente, mantém grupos de jovens desempregados como “milicias de choque” agrupados em entidades como a “Juventud Cruceñísta” (de Santa Cruz), que atacaram e tomaram nas suas regios entidades estatais como o INRA - Instituto Nacional de Reforma Agraria, e Impuestos Internos.


EXISTE A POSSIBILIDADE REAL DE PACIFICAÇÃO E DE ACORDO ENTRE AS PARTES?Acho difícil. A origem do problema já não é político, mas policial e jurídico. Acho impossível que as famílias que controlam as regiões em conflito sejam capazes de ceder. Elas sabem que perderiam enormes quantidades de terra (e de poder). Também seriam forçadas a pagar altíssimas somas de dinheiro em impostos devidos. O mesmo se pode dizer sobre o governo. Ele sabe que se ceder à reivindicacao da oposição, que é a de entregar o dinheiro proveniente do Imposto Direto aos Hidrocarburetos (IDH) às prefeituras oposicionistas, estará armando ao inimigo.

Ay los cínicos de la Unión Juvenil Cruceñista. Espero que pronto dejen de existir estos fachos ignorantes. Me parece una verguenza que se paseen con total impunidad por las calles de mi ciudad con este tipo de mensajes deshumanizados. Es injusto que estos ignorantes sean los que cortan el derecho a la libre circulación de la ciudadanía. Por favor... dejen de existir!

Nenhum comentário: